PSD insiste na requalificação urgente da EN-225

27.02.2020 |

O Parlamento instou, esta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, o Governo a proceder “com urgência” à requalificação da Estada Nacional 225 (EN-225), que liga os concelhos de Castro Daire (Viseu) a Arouca (Aveiro), por causa da degradação e da sinuosidade daquela via rodoviária.

No plenário da Assembleia da República estiveram em discussão cinco projetos de resolução, um dos quais do PSD, na sequência de uma petição intitulada “Pela requalificação urgente da estrada nacional 225”, que tem o presidente da Câmara de Castro Daire, o social-democrata Paulo Almeida, como primeiro subscritor.

Durante a discussão, Pedro Alves, deputado do PSD, instou o Governo a cumprir com a sua obrigação, com “a maior urgência possível”. “É preciso muito mais do que tapar buracos. Não podemos estar à espera de que a tragédia aconteça”, alertou Pedro Alves.

No projeto de resolução, o PSD pede ao Governo para cumprir as obrigações do Estado e dos seus organismos, garantindo uma circulação segura da população local e de todos os que utilizam a EN-225.

A petição debatida no Parlamento constitui, segundo Pedro Alves, a demonstração “de que gostamos e queremos continuar a viver no interior do País”. “É a demonstração da indignação de toda uma população permanentemente esquecida. É a demonstração de que nem sempre é necessário criar incentivos ou estatutos diferenciados para as regiões mais desfavorecidas. Apenas se exige que o Estado cumpra com a sua obrigação e não falte aos compromissos. Apenas se exige igualdade e nada mais”, referiu.

Sublinhando que esta via é fundamental para as atividades económicas do território e na fixação de populações, Pedro Alves defende que “não podemos ficar à espera que a tragédia aconteça”.

Se nada voltar a acontecer, aprovado que está o Orçamento do Estado, Pedro Alves avisa que “os responsáveis serão fáceis de identificar: toda a ala esquerda do Parlamento, que aprovou o Orçamento, e também o Governo que tem a obrigação de o executar”.

Comments are closed.