PSD vence em Viseu mas conquista mesmo número de deputados do PS
07.10.2019 |
PSD e PS conseguiram eleger este domingo quatro deputados cada no distrito de Viseu, enquanto o CDS-PP perdeu o seu representante na Assembleia da República, ao ser a quarta força política mais votada neste círculo eleitoral.
Na sequência dos resultados destas eleições legislativas, o cabeça de lista do CDS-PP pelo distrito de Viseu, Hélder Amaral, anunciou que abandona os cargos ocupados na estrutura do partido, bem como aqueles para que foi eleito como representante do CDS-PP no distrito.
Já o BE obteve 7,86% dos votos, uma percentagem superior à conseguida em 2015 (6,72%), mas que não foi suficiente para colocar um deputado na capital do país.
No distrito de Viseu, o PSD acabou por ser a força política mais votada, com 36,26% dos votos, mas seguida de perto pelo PS, com 35,35%, o que levou à conquista do mesmo número de deputados.
Depois das eleições de ontem, o círculo eleitoral de Viseu passará a ser representado por Fernando Ruas, Pedro Alves, Carla Antunes e José Lima, do PSD, e por João Azevedo, Lúcia Araújo Silva, João Paulo Rebelo e José Rui Cruz, do PS.
Vinte partidos e movimentos apresentaram listas de candidatos a deputados pelo círculo de Viseu, sendo que apenas seis conseguiram acima de um por cento dos votos. O quinto mais votado foi o PCP/PEV (2,30%), seguido do PAN (2,12%).
Comparando com o número de eleitores das últimas legislativas, realizadas em 04 de outubro de 2015, Viseu perdeu perto de 24 mil eleitores, o que levou à redução de nove para oito mandatos de deputado.