Reabilitação da estrada de Viseu ao Satão conta com comparticipação de 1,4 milhões dos municípios

31.08.2020 |

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e o Presidente do Município de Satão, Paulo Santos, anunciaram hoje a comparticipação de 1,4 milhões de euros para a requalificação da Estrada Nacional 229, que liga os dois concelhos. O acordo será celebrado com a Infraestruturas de Portugal (IP), que assumirá a responsabilidade pela execução, fiscalização e gestão de uma obra orçada em 12,2 milhões de euros, numa extensão de 15,4 km.

“A requalificação da EN229 é um desejo antigo de ambos os municípios e das populações que representamos, beneficiará o dia-a-dia de quem se desloca entre Viseu e Satão, e também todo o trânsito de pesados, que passará a ser efetuado apenas pela variante, libertando o troço entre o Parque Empresarial de Mundão (PEM) e a Rotunda da Feira Semanal” salienta António Almeida Henriques.

Por seu lado, Paulo Santos realça que “a requalificação desta estrada é decisiva para o Município do Sátão e para todo o norte, apesar de representar um enorme sacrifício para o orçamento dos próximos anos”.

Com efeito, o projeto inclui ainda a construção de uma variante entre o Parque Empresarial de Mundão e o IP5, que facilitará o transporte de bens e mercadorias, retirando os veículos pesados de uma zona com densidade populacional mais elevada.

O processo aguarda agora a assinatura da IP para avançar, seguindo-se depois a aprovação formal em cada um dos Municípios e o lançamento do respetivo concurso. No que respeita à comparticipação dos municípios, a autarquia de Viseu contribuirá com um montante que ascende a 1.150 milhões de euros, enquanto o Sátão comparticipará a obra com 250 mil euros.

Recorde-se que a ligação da EN229 entre Viseu e Satão é, desde há muitos anos, uma das grandes preocupações da região.

Segundo o Município de Viseu, o acordo agora alcançado entre Viseu e Satão, e a Infraestruturas de Portugal, é uma solução que irá beneficiar ainda outros concelhos como Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono e São João da Pesqueira.

Foto: alivefm.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.