Recolha porta a porta de resíduos recicláveis em mais de 20 estabelecimentos do concelho de Tondela

07.08.2020 |

O Município de Tondela, no quadro de um projeto desenvolvido pela Associção de Municípios do Planalto Beirão, tem um curso um projeto piloto de recolha de resíduos recicláveis, “de grandes produtores”, que conta atualmente já com cerca de duas dezenas de estabelecimentos aderentes.

Segundo a autarquia, este projeto visa promover a recolha porta a porta de resíduos dos fluxos valorizáveis de papel/cartão, embalagens e vidro, deixando estes de usar com tanta frequência os ecopontos.

Trata-se de um serviço que teve início a 22 de julho, ocorrendo a recolha todas as quartas feiras, nos três fluxos valorizáveis. Até ao final de agosto, estima-se que adiram  a este tipo de recolha meia centena de estabelecimentos.

Com este projeto piloto, no âmbito do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o Município de Tondela pretende contribuir para “a redução das quantidades depositadas de forma descontrolada  nos contentores de recolha indiferenciada”.

Em curso encontra-se também a instalação de sete novas ilhas ecológicas: seis na cidade e uma na vila do Campo de Besteiros.

As ilhas ecológicas são compostas por quatro cubas, sendo uma delas para resíduos sólidos urbanos (RSU) indiferenciados e as restantes três para papel/cartão, plástico e embalagens.

Com esta resposta, a Câmara de Tondela acredita no aumento da eficiência no processo de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, para além de permitir uma recolha segura e cómoda dos resíduos urbanos seletivos e indiferenciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.