Reforçado dispositivo nos distritos em alerta vermelho

17.07.2020 |

Os Bombeiros Voluntários de Tondela alertam esta sexta-feira, na sua página oficial do Facebook, para a passagem ao estado de alerta especial de nível vermelho para o distrito de Viseu, pedindo às populações para que fiquem atentas e para que se previnam.

Entretanto, o 2.º comandante nacional da proteção civil, André Fernandes, disse que vão ser reforçados os operacionais em distritos em estado de alerta especial de nível vermelho face ao risco de incêndio, nomeadamente com recurso a patrulhamento militar.

André Fernandes falava numa conferência de imprensa na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide (Oeiras) para dar conta do agravamento da situação meteorológica que coloca o país em risco máximo de incêndio, e da decisão de elevar o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios rurais para nível vermelho em 10 distritos, estando os outros oito distritos do continente em alerta laranja, o segundo mais grave.

Na tarde de ontem o Governo anunciou também que declarou a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicos para os próximos dias que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

Na conferência de imprensa, André Fernandes disse que as temperaturas elevadas, o vento forte e a baixa humidade levou ao reforço do dispositivo, quer com militares, quer com equipas de bombeiros, e à ativação das estruturas de coordenação a nível distrital, para uma melhor coordenação da vigilância e combate.

O responsável apelou a que os portugueses cumpram as restrições inerentes à declaração de alerta, nomeadamente a proibição do uso do fogo em qualquer espaço florestal, e a proibição do fogo de artificio nos distritos em alerta vermelho.

E insistiu para que as pessoas que estejam numa zona onde há um incêndio não se dirijam para o local. “É uma área de trabalho, não é bom termos cidadãos a pôr-se em risco, não se aproximem dos incêndios”, pediu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.