Região Viseu Dão Lafões cria rede de bibliotecas

09.02.2021 |

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou hoje que assinou um acordo de cooperação para a constituição da rede intermunicipal das bibliotecas dos 14 municípios associados.

“A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, os catorze municípios que a integram e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) assinam acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL)”, revela um comunicado de imprensa.

Este acordo é fruto de uma parceria desenvolvida pela CIM Viseu Dão Lafões e pela DGLAB, e “visa a implementação de um serviço de bibliotecas públicas de qualidade no território” de Viseu Dão Lafões.

Com esta rede, a CIM pretende “fomentar a cooperação entre as bibliotecas públicas municipais do território, promovendo a partilha e utilização de recursos e serviços comuns, e contribuir, através da prestação de serviços qualificados e de proximidade, para o desenvolvimento de diferentes literacias, incluindo a digital”.

Para o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “este acordo abre portas a novas oportunidades de qualificação dos serviços e da oferta da rede bibliotecas públicas municipais”.

“Permite, de forma cooperativa e em articulação com todos os municípios, ir ao encontro das necessidades reais da comunidade de Viseu Dão Lafões, promovendo a literacia, o conhecimento, o acesso à informação e a coesão territorial”, defende Rogério Mota Abrantes.

Segundo a nota de imprensa, “esta é mais uma rede intermunicipal de bibliotecas, que a DGLAB formaliza, e que se insere na estratégia que preconiza para as bibliotecas públicas, assente no incentivo à criação de redes de bibliotecas de âmbito regional”.

Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.