Seminário “Educação de Futuro” com casa cheia em Tondela
28.01.2019 |
Cerca de três centenas de pessoas estiveram, no sábado, dia 26 de janeiro, reunidas em Tondela, para discutir “Educação” no Seminário de Educação 2019, promovido pelo Município de Tondela.
Com o mote “Desafios para uma Educação de Futuro”, a iniciativa, que decorreu no grande auditório da ACERT, trouxe a Tondela alguns dos maiores especialistas portugueses em matéria de ensino, dificuldades de aprendizagem e parentalidade. O evento teve lugar no auditório 1 da ACERT e contou, na sessão de abertura, com a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, que destacou o combate que o ensino deverá continuar a fazer no sentido de esbater as desigualdades sociais, as dificuldades de aprendizagem de alguns dos alunos, as dificuldades inerentes ao cumprimento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos.
O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, lembrou que um seminário como este pretende, acima de tudo, “perceber a educação dos dias de hoje e projetar o futuro. A realidade da educação, no passado ou no presente, mostra-nos que a escola é, talvez o maior instrumento de desenvolvimento, de inclusão e de promoção social. Referiu que a escola tem que promover a inclusão, sem ser igualitária, com respeito pela diferenciação”.
Lembrou que hoje se volta a falar na delegação de competências na área da educação e que importa perceber que obrigará a um aprofundamento na articulação entre os vários agentes educativos, ao desenvolvimento de planos de proximidade na resolução das questões e a uma grande interação de modo a tornar eficaz este processo.
A Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada, abordou o papel preponderante da Escola na capacidade de estimular os alunos e, consequentemente, aumentar a potencialidade da leitura e da escrita para a sua vida académica. Lembrou, ainda, a importância do ensino prático, de colocar os alunos em contato com outros contextos, outros desafios culturais e complementares às aprendizagens. Reforçou que o domínio da leitura e da escrita são condição obrigatória mesmo para o acesso à tecnologia. Neste contexto, a tecnologia poderá ser uma ferramenta para estimular a leitura e a escrita.
O encerramento foi efetuado pela vereadora da Educação, Sofia Ferreira, que referiu que a educação contribui para a melhoria das condições de vida das populações e que seminários como este, ajudam-nos a refletir sobre o futuro nesta área.
Dos temas abordados, concluiu-se que “a relação com os alunos é a base para o sucesso do ensino e aprendizagem, ficando temas em aberto para futuros seminários e novas reflexões em torno da educação”.