Simone de Oliveira presente nas Festas da Mata de Tondela que se realizam de 09 a 11 de agosto
10.07.2019 |
Simone de Oliveira vai estar pela primeira vez nas Festas da Mata que estão de regresso à cidade de Tondela nos dias 09, 10 e 11 de agosto e que contam este ano com um dia dedicado aos emigrantes e a toda a diáspora tondelense.
Durante a conferência de imprensa de apresentação, que decorreu ao final da tarde de hoje no Parque Urbano de Tondela, o presidente da Comissão das Festas, António Manuel Teixeira de Matos, informou que será privilegiada “a música para dançar”.
Assim, subirão ao palco Simone, Orquestra Casinu’s, Golden Orquestra, Smooth Orquestra, Mar & Samba e Canal 18. O atual presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe, Francisco Coutinho, que também pertence à comissão organizadora, recordou que as Festas da Mata começaram nos anos 30 do século XX, sendo interrompidas nos princípios dos anos 90. Passados 25 anos foram retomadas, sendo este o segundo ano em que são reeditadas.
O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres, apontou a importância de se criar um dia específico para dedicar à comunidade emigrante.
“Tínhamos isso em carteira, assim como a constituição do Conselho Municipal de Diáspora, visto que Tondela tem uma comunidade enorme espalhada pelo mundo. Esta é uma forma de criar condições para ouvir essa comunidade e partilhar oportunidades de regresso”, justificou.
Assim, no dia 11 de agosto terá lugar uma cerimónia evocativa dos 25 anos da Estátua do Emigrante, estando reservado para essa tarde o I Festival de Folclore de Tondela, no Parque Urbano. Irão atuar o Rancho Folclórico Os Velhos Costumes de Molelos, Rancho Folclórico As Capuchas São João do Monte, Rancho Folclórico da Boa União, Rancho Infantil de Castelões e Rancho Folclórico de Parada de Gonta.
Para noite estão previstas as atuações do Grupo de bombos Karma Drums e da banda Chave D’ouro. Ao longo dos três dias dos festejos, haverá diversões, uma barraca de chá, doçaria, artesanato, exposições, quermesse e decoração tradicional, tal como em 2018. Este ano será introduzida uma barraca de caldo verde. Cada entrada no recinto no Parque Urbano de Tondela custará o valor simbólico de 1 euro, sendo que as receitas revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela. Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.