Sistema de transportes de Viseu recebeu visto do Tribunal de Contas
14.05.2018 |
O novo sistema de transportes de Viseu já recebeu o visto do Tribunal de Contas, mas tem agora que esperar o resultado de um recurso interposto pelo concorrente perdedor, anunciou hoje a Câmara.
Em comunicado, a autarquia refere ter recebido “o esperado visto do Tribunal de Contas e o parecer favorável da Autoridade de Mobilidade e Transportes”.
“O arranque da nova concessão fica agora dependente da apreciação do Tribunal Central Administrativo do Norte de um recurso interposto pelo concorrente perdedor, o consórcio Barraqueiro/Transdev, após perder não só o concurso, como a apreciação do tribunal de primeira instância”, explica.
Segundo a autarquia, a concessão do sistema MUV (Mobilidade Urbana de Viseu) deverá arrancar durante o verão, “altura em que os novos autocarros passarão a circular”.
Com a nova concessão, ficarão em funcionamento “as 22 linhas concelhias, a que se juntará a novidade dos dois novos circuitos urbanos que ligam o centro de operações de mobilidade à coroa urbana e aos principais pontos de destino, como sejam serviços de saúde, comércio, escolas e o centro da cidade”.
“Estes circuitos estarão servidos por oito autocarros com frequência de 20 minutos”, acrescenta.
A autarquia refere que o MUV integrará ainda “a linha azul no centro histórico, com autocarros elétricos, com paragens sob pedido”, e que, “no início do ano letivo, estará garantida a cobertura, em período escolar, do maior número possível de circuitos escolares especiais”.
O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, frisou “o caráter inovador que o novo sistema de mobilidade urbana traz a Viseu”.
“A aposta na inovação é acompanhada pela preocupação com a inclusão e proximidade traduzida no serviço piloto de ‘transporte a pedido’ para as freguesias de baixa densidade populacional de Viseu”, nomeadamente Côta, Calde, União de Freguesias Barreiros e Cepões, freguesia de Coutos de Viseu, Ribafeita e São Pedro de France.
O MUV, as linhas e a frota serão apresentadas publicamente em junho.