Solar do Vinho do Dão recebe 4ª edição do Dia Nacional da Gastronomia

06.06.2019 |

No próximo fim de semana, dias 08 e 09 de junho, a cidade de Viseu é anfitriã da 4ª edição do Dia Nacional da Gastronomia, um evento organizado pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, em parceria com a Edições do Gosto.

Ao longo de dois dias, a cozinha de várias regiões vai estar à prova neste evento, que reúne Chefs, profissionais da restauração e hotelaria e as confrarias gastronómicas nacionais. São esperados 45 expositores e mais de 10 mil visitantes.

No dia de domingo, de manhã, pelas 10h00, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, recebe nos Paços do Concelho as mais de 50 confrarias gastronómicas portuguesas representadas.

Neste programa de micro-eventos, de entrada gratuita, estarão em destaque 6 “palcos”. São eles o palco “Conversas”, inteiramente dedicado às apresentações de livros de especialidade e horas do conto; e o palco “Demonstrações de Cozinha”, que se assumirá como um espaço de partilha, confeção e degustação do receituário gastronómico português, trazido pelas confrarias e parceiros do evento.

Os jovens talentos da gastronomia também aqui disputam uma vitória. 4 alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal e 4 alunos do Centro de Formação Profissional da Galiza serão desafiados a preparem ao vivo um prato com produtos tradicionais portugueses.

Por outro lado, disputa-se também o “Troféu Portugal”, no qual Chefs são convidados a entrar em competição preparando um menu que combinará sabores da cozinha tradicional e contemporânea. São participantes os Chefs Alexis Gregório (Restaurante Adega Machado, Lisboa), Guilherme Spalk (Restaurante Via Graça, Lisboa), Duarte Eira (Restaurante Salpoente, Aveiro), Helder Diogo e Mauro Loureiro (Restaurante Largo ao Mar, Setúbal).

No Solar do Vinho do Dão, uma mostra e venda de produtos regionais estará também em permanência, convidando a uma viagem de múltiplas experiências pelos quatros cantos do país. Em permanência, a “Exposição Que Se Come e Que Se Bebe” trará a público obras artísticas de cozinha e pastelaria realizadas pelos alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, artistas e Chefs portugueses.

O programa conta ainda com uma vertente solidária. Neste caso, um jantar confecionado por Chefs, produtores e Confrades, cujo lucro reverte para a APPDA de Viseu. Os ingressos estão disponíveis para compra no site do evento ou no Quiosque de Turismo do Rossio.

 São parceiros do Dia Nacional da Gastronomia 2019, o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal. O evento conta ainda com os patrocínios do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair e TEKA.

Foto: cardapio.pt