Tondela: 27 crianças integram Projecto Comunidades Geração pela mão da Casa do Povo

12.04.2022 |

A Casa do Povo de Tondela informa que, no passado dia 27 de fevereiro, pelas 17h30m, os alunos do Projecto Comunidades Geração, participaram no Concerto de Carnaval, realizado no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra, tendo a possibilidade de tocar algumas peças conjuntamente com os músicos que integram a Orquestra Clássica do Centro, sendo dirigidos pelo Maestro da mesma, Cláudio Ferreira.

Já no dia 09 de abril, em conjunto com os alunos da Orquestra Geração de Coimbra, com os alunos do Projecto Comunidades Geração de Castanheira de Pêra e os alunos de iniciação da Escola de Artes de Penacova, os alunos de Tondela tiveram mais uma experiência fora de portas, participando no Concerto de Páscoa, que ocorreu pelas 17:00h, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

Segundo uma nota de imprensa da Casa do Povo de Tondela, este projecto iniciou-se em Tondela em outubro de 2020 e pese embora as dificuldades inerentes ao período do confinamento fruto da pandemia da Covid-19, que privou as 27 crianças que o integram de aulas presenciais, certo é que graças ao seu empenho, ao empenho dos professores Romana Costa, Luís Peres, Diogo Martins, Vânia Couto e Inês Coelho e dos seus pais, foi possível num curto espaço de tempo presenciar “a grande evolução desta futura grande orquestra juvenil”.

A Orquestra Geração é um projeto de intervenção social através da prática orquestral.

Foi criada em 2007 na Escola Básica Miguel Torga no Casal de S. Brás na Amadora e encontra-se actualmente instalada em 22 escolas básicas e secundárias nos municípios de Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Oeiras, Sesimbra, Vila Franca de Xira (Orquestra de Vialonga) e em Coimbra. O projecto aplica a metodologia do El Sistema criado na Venezuela pelo Dr. José António Abreu (prémio Príncipe das Astúrias e Erasmus).

Abrange alunos da pré-primária (Orquestra de Afectos) até ao 12º ano (Orquestra Juvenil Geração).

Em Tondela, este Projecto funciona com a parceria do Município de Tondela, sendo a Casa do Povo de Tondela a mediadora e promotora no concelho, estando as aulas a ser leccionadas nas suas instalações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.