Tondela/ACERT: Cinco espetáculos de teatro marcam presença na 27ª edição do FINTA

02.11.2021 |

“Pranto de Maria Parda”, “Hamlet Cancelado” e “Loops” são alguns dos espetáculos que integram a 27.ª edição do Festival Internacional de Teatro ACERT (FINTA), anunciou hoje a organização.

“Temos cinco espetáculos de teatro, um de novo circo, três companhias nacionais e três internacionais oriundas de Espanha e Brasil”, resumiu a diretora da programação do festival.

Ilda Teixeira, da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), anunciou a programação da 27.ª edição do FINTA, que decorre de 09 a 13 de novembro, depois de, em 2020, devido à pandemia da Covid-19, ter adiado apresentações como “Loops”, da Engruna Teatro, da Catalunha, que marca presença este ano.

Segundo a organização, é um espetáculo de marionetas, manipulação de objetos, música, num diálogo entre um violoncelo e uma flauta que acontece na tarde do último dia do FINTA e que “é recomendável” para toda a família.

“Em grande destaque nesta abertura do FINTA, temos um espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II, do projeto Próxima Cena. ‘Pranto de Maria Parda’ tem encenação de Miguel Fragata e é muito inovadora e com uma visão muito contemporânea de um texto de Gil Vicente”, considerou a responsável.

No seu entender, esta peça, que se estreou em Lisboa em 21 de outubro, apesar dos 500 anos que passaram sobre a escrita do texto, “continua a pôr a nu os preconceitos sociais, o racismo, os marginalizados da sociedade que, apesar de se estar no século XXI, ainda continuam à flor da pele”.

“Gil Vicente escreveu o texto em 1521, no rescaldo de uma Lisboa assolada pela fome e pela miséria e chega aos nossos dias, em 2021, no rescaldo da pandemia, portanto, há aqui alguma coisa de simbólico e de comum entre estas duas realidades”, defendeu.

Em estreia no FINTA está “ELA”, escrita por Marcia Zanelatto e encenada por Pompeu José, da companhia Trigo Limpo Teatro ACERT, que leva ao palco três mulheres – Sandra Santos, Leonor Barata e Daniela Madanelo – e, na estreia, conta com a compositora musical Teresa Gentil ao vivo no piano.

Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.