Tondela apresenta XV Exposição de Arte Popular e comemora Dia do Artesão
14.03.2017 |
A XV Exposição de Arte Popular de Tondela, que está patente ao público até 9 de abril, no Mercado Velho da cidade, reúne trabalhos de 16 expositores do concelho.
Paralelamente e, pela primeira vez, a autarquia assinala também o Dia Mundial do Artesão, que ocorre a 19 de março, levando a cabo, ao longo desta semana, um conjunto de atividades, como a realização de workshops, em áreas como o barro negro, a cestaria, a tanoaria, a madeira/talha e o estanho. Irá ainda realizar-se uma mesa redonda, no dia 17 de março, no Mercado Velho, cujo tema central é “O artesão- Apoio à Criação e Produção Artesanal de Qualidade” com as presenças de Gonçalo Ginestal – Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões; João Amaral – Presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro; Luís Rocha – Presidente do CEARTE (Centro de Formação Profissional de Artesanato); João Pedro Amaral- Laboratório de Orientação Criativa do CEART; Manuel Carvalho – Artesão de sucesso na área do estanho, testemunho de vida e Pedro Adão- Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Tondela.
Ainda no Dia Mundial do Artesão, a 19 de março, quem visitar a exposição de Arte Popular no Mercado Velho de Tondela receberá uma lembrança do artesanato local.
O Vereador Pedro Adão, lembrou, em entrevista à Emissora das Beiras, que Tondela faz parte da Associação de Cidades e Vilas de Cerâmica e que está a ser preparado o processo de certificação do barro negro.