Tondela: Câmara Municipal investe 180 mil euros no Guardão

17.06.2021 |

A Câmara Municipal de Tondela aprovou, no dia 15 de junho, um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia do Guardão, no valor de 180 mil euros, que prevê a criação do Museu da Estância Sanatorial do Caramulo e Centro Interpretativo.

Trata-se de um projeto comparticipado pelo Município de Tondela, depois da Junta de Freguesia do Guardão ter feito uma candidatura à ADICES, que obteve financiamento de 115 mil euros, com o objetivo de reconverter um edifício histórico, que funcionou até há pouco tempo como Posto de Turismo do Caramulo, num projeto museológico e centro interpretativo da Estância Sanatorial do Caramulo.

De acordo com o presidente da Camara Municipal de Tondela, José António Jesus, este espaço acolherá um novo espaço museológico, que enriquecerá a rede de museus do concelho de Tondela.

“A estância sanatorial do Caramulo, fundada em 1920 por Jerónimo Lacerda, tem um grande valor histórico, especialmente no âmbito da história da medicina e da saúde. Teve um longo período de funcionamento, até final dos anos 70 do século passado, memória esta que devemos preservar orgulhosamente”, justificou.

Esta obra insere-se na rede de museus do concelho, reforçando a visão estratégica de promoção e desenvolvimento turístico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.