Tondela: Candidaturas à campanha “Esterilizar também é cuidar” terminam no final do mês

11.08.2023 |

A campanha de apoio à esterilização de animais de companhia “Esterilizar também é cuidar”, promovida pela Câmara Municipal de Tondela, termina no final deste mês de agosto. A ação, que está a decorrer pelo terceiro ano consecutivo, iniciou-se em março.

Até agora a autarquia já recebeu 155 candidaturas, para um total de 187 animais de companhia. Com a ajuda financeira do município já foram esterilizados 72 gatos e 53 cães.

A Câmara Municipal comparticipa a esterilização e ou castração dos animais de companhia sob a forma de reembolso no valor de 125 euros para as cadelas, 70 euros para os cães, 80 euros para as gatas e 35 euros para os gatos. O apoio está limitado a dois patudos por cada agregado familiar e só é válido para os moradores do concelho.

Com esta iniciativa, a autarquia tondelense pretende incentivar e sensibilizar a população do concelho para o ato da esterilização, um procedimento que ajuda a evitar o sobrepovoamento, a controlar o aumento das ninhadas indesejáveis e a diminuir o abandono e o número de animais errantes. A campanha contribui ainda para a dinamização do comércio local, nomeadamente das clínicas veterinárias.

Para terem acesso a este apoio, os proprietários dos cães e gatos têm que preencher um formulário de inscrição, que deverá ser acompanhado do comprovativo de residência no concelho de Tondela e do comprovativo do IBAN. É ainda preciso apresentar a identificação eletrónica com registo atualizado no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) e, no caso dos cães, o boletim sanitário com a vacina antirrábica válida. Os animais inscritos na campanha terão acesso à identificação eletrónica gratuita.

As candidaturas devem ser feitas presencialmente no Gabinete Veterinário Municipal, nas instalações do atual Canil Municipal, no estaleiro da Câmara, ou pelo endereço de correio eletrónico: higio.sanitarios@cm-tondela.pt .

Em 2021, ano em que arrancou a campanha, foram esterilizados/castrados com a ajuda do município 139 animais e no ano seguinte 223.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.