Tondela: Caramulo inspira novo festival literário

06.12.2024 |

O Município de Tondela vai organizar, entre os dias 09 e 11 de fevereiro de 2024, a primeira edição do Festival “Montanha Literária”, um evento que pretende homenagear o Caramulo e que terá como pano de fundo obras literárias dedicadas às serras.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Tondela e vereador com os pelouros da Cultura e da Educação, João Carlos Figueiredo, o “Montanha Literária” pretende “diferenciar-se, sem estigmatizar” dos restantes festivais congéneres existentes no país, “criando uma ideia inovadora”.

“Este festival deseja partir de clássicos da literatura mundial que versaram a montanha como tema comum”, explica.

“A realização de um festival literário pretende constituir-se como um estímulo e alento aos seus participantes, visando uma oportunidade de acesso a bens culturais e conhecimento, tendo como objetivo principal o entretenimento e gosto pela leitura. O festival `Montanha Literária´ visa, ainda, proporcionar um momento de conhecimento deste vasto e dinâmico território”, acrescenta o autarca.

A escolha do nome do evento literário não foi inocente. A Câmara de Tondela pretende obviamente com esta iniciativa prestar uma homenagem à magnífica Serra do Caramulo.

As obras “Os Contos da Montanha” de Miguel Torga, “A Montanha Mágica” de Thomas Mann e “Os Gigantes da Montanha” de Luigi Pirandello”, um autor português fascinante dois Nobel, serão o ponto de partida da iniciativa que tem como tema comum as serras.

O Festival “Montanha Literária” vai estender-se por três dias. No primeiro (09 de fevereiro) decorrerão oficinas de escrita nas quatro escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico do concelho destinadas aos alunos do concelho. A partir dos clássicos revisitados, a comunidade escolar vai construir textos a incluir num livro digital, a lançar posteriormente.

Já nos restantes dois dias, que coincidem com o fim de semana, os trabalhos terão lugar no Caramulo, onde estarão dois escritores convidados deixarão a sua reflexão literária sobre o Caramulo.

O programa final da iniciativa será anunciado em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.