Tondela: Centena e meia de pessoas participa em ação de formação sobre autismo

30.01.2024 |

Cento e cinquenta pessoas assistiram no último sábado (27 de janeiro) à ação de formação “Desafios na perturbação do espectro do autismo – estratégias para a inclusão em ambiente educativo”, promovida pela Câmara de Tondela, em parceria com o projeto “Famílias Incríveis”.

A iniciativa que esteve dividida em duas sessões, uma realizada na parte da manhã e outra durante a tarde, decorreu no Auditório Municipal.

Na abertura dos trabalhos, a presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, defendeu que este tipo de ação “é extremamente importante” para a Câmara e para a comunidade, sobretudo para a educativa.

“Esta é uma ação de formação que nós entendemos ser fundamental. Há muito a Câmara Municipal de Tondela está atenta às problemáticas psicossociais, principalmente no seio escolar, tendo implementado ao longo dos anos programas de intervenção, em parceria com os agrupamentos de escolas, mas também em articulação com o Centro Hospitalar Tondela Viseu e o Hospital Pediátrico de Coimbra”, disse, referindo-se em particular ao projeto “Famílias Incríveis”, que tem feito um acompanhado de várias patologias, como o autismo. 

A ação de formação teve como formadoras a pediatra de neurodesenvolvimento Alexandra Oliveira e a psicóloga Cátia Café, duas profissionais do Hospital Pediátrico de Coimbra.

Os participantes foram sensibilizados e dotados de conhecimentos com vista a melhorar a interação com as crianças e os jovens diagnosticados com perturbação do espectro do autismo.

No futuro, o Município de Tondela pretende promover uma nova ação de formação dedicada a esta temática, mas desta vez dirigida a técnicos superiores e professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.