Tondela: Cidade é palco das comemorações do 14.º aniversário do Comando Territorial da GNR

26.06.2023 |

As celebrações dos 14 anos do Comando Territorial da GNR em Viseu (atual designação) e dos 104 anos de presença ininterrupta da Guarda Nacional Republicana no distrito de Viseu iniciaram-se esta segunda-feira (26 de junho), em Tondela. A cidade tondelense foi este ano escolhida como palco das comemorações que vão decorrer até sábado (01 de julho).

O programa festivo inclui um vasto conjunto de atividades dirigidas a toda a população.

As celebrações arrancaram hoje com a inauguração de uma exposição histórica de meios da GNR nos paços do concelho. Armas, fardamento, motas, equipamentos de comunicação e até instrumentos musicais, entre outros objetos, fazem parte desta mostra patente ao público até ao final da semana no edifício da Câmara Municipal.

As celebrações do 14º aniversário do Comando Territorial da GNR em Viseu continuam na quarta-feira, dia em que se realiza, a partir das 10h00, no Parque Urbano de Tondela, a iniciativa “A Guarda no Parque”, uma demonstração de meios e atividades para a comunidade.

Para quinta-feira, está agendada a cerimónia religiosa que vai decorrer, pelas 18h00, na Igreja Matriz de Tondela. A homilia será presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, sendo aberta a toda a população.

A Cerimónia Militar acontece no dia seguinte, sexta-feira, a partir das 11h00, na Rua Comendador Alberto Cardoso de Matos, num momento que é aberto ao público.

As celebrações do aniversário da Guarda Nacional Republicana em Viseu terminam no sábado, dia em que vai decorrer um concerto com a Banda Sinfónica da GNR. O espetáculo está marcado para as 21h30 e vai realizar-se no anfiteatro da ACERT. A entrada é livre e gratuita, mas sujeita à aquisição de bilhetes, que estão disponíveis em www.bol.pt e na bilheteira da ACERT.

A Guarda Nacional Republicana chegou a Tondela em 1919, na altura tinha sete militares e hoje tem 29. O posto do Caramulo, atualmente encerrado, abriu em 1952 e o de Campo de Besteiros em 1959. No total, a guarda possui no concelho tondelense um efetivo composto por 46 elementos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.