Tondela comemorou o Dia Nacional do Peregrino

16.10.2023 |

Tondela assinalou, na noite da passada sexta-feira,13 de outubro, pela primeira vez, o Dia Nacional do Peregrino. A data foi comemorada no Mercado Velho, que recebeu dezenas de pessoas para as celebrações.

Tondela é atravessado por dois caminhos de Santiago, encontrando-se o município empenhado, juntamente com os concelhos vizinhos, em homologar o percurso que vem de Coimbra e que segue até Viseu, juntando-se depois ao Caminho Português Interior.

A autarquia quer ainda avançar com a classificação do outro caminho, que passa pela zona do Caramulo, cruzando pelo Vouga até chegar ao Caminho Central Português.

As celebrações do Dia Nacional do Peregrino iniciaram-se com um acolhimento dos participantes, seguindo-se a apresentação da delegação da Associação “Espaço Jacobeus”. Depois foi tempo de dar a voz aos peregrinos presentes, que contaram as suas “aventuras” nos diferentes caminhos de fé.

O programa encerrou com a realização de uma queimada luso-galaica, um ritual antigo da Galiza que inclui uma bebida à base de aguardente e limão e um esconjuro para proteger contra os maus espíritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.