Tondela: Doze idosos aprendem a mexer no computador e a navegar na Internet

16.11.2023 |

As aulas do projeto “Net Sénior”, um curso de informática organizado pela Câmara Municipal de Tondela a pensar nas pessoas com mais de 60 anos, arrancaram na tarde desta quarta-feira (15 de novembro). A formação está a ser frequentada por 12 seniores, dos 60 aos 86 anos, de várias freguesias do concelho.

O curso, de frequência gratuita, é promovido no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

As aulas vão decorrer até ao dia 20 de dezembro na Escola Profissional de T0ondela, sempre às quartas-feiras, das 15h30 às 16h30.

A vereadora da ação social na Câmara Municipal, Vera Machado, esteve presente no arranque do curso.

“Esta é uma iniciativa muito importante porque vos dá a oportunidade de terem acesso à Internet e a um conjunto de ferramentas e conhecimento”, começou por dizer aos participantes, fazendo votos para que a formação “corra bem”.

“Espero que aprendam muitas coisas aqui, coisas úteis e que possam levar esses conhecimentos lá para fora. E sobretudo que este seja um momento de partilha e de convívio porque às vezes muito mais importante que o resto é estarmos todos juntos e em comunidade”, salientou.

O projeto “Net Sénior” é promovido pela Câmara Municipal e pela Escola Profissional de Tondela com os objetivos de facilitar a realização de tarefas diárias através da utilização do computador e da Internet, tais como o pagamento de serviços, a movimentação das contas bancárias, o acesso a serviços de saúde e a marcação de consultas online.

As pessoas vão aprender ainda a usar o correio eletrónico e a ligar-se às redes sociais, de modo a comunicarem mais e melhor com os seus familiares e com a sua rede de amigos.

Além de aprenderem a pesquisar informação na Internet e a “movimentarem- se” nas diferentes redes sociais, como o Messenger ou o WhatsApp, os seniores vão criar contas de e-mail e ser sensibilizados para os cuidados a ter na utilização da Internet, nomeadamente no que diz respeito aos perigos e mais-valias desta que é a maior rede do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *