Tondela: Molelos revive Soenga a 18 e 19 de maio

02.05.2024 |

Com o objetivo de recriar o processo artesanal de cozedura da Louça Preta de Molelos, vai realizar-se, nos dias 18 e 19 de maio, mais uma Soenga. A organização é do Município de Tondela e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Molelos.

O Parque das Raposeiras volta a ser o palco central do evento que surge, mais uma vez, integrado nas celebrações do Dia Europeu da Cerâmica – “Bom dia Cerâmica”, que se assinalará nesse fim de semana, em todo o território nacional e em solo europeu.

Esta será a sexta edição da Soenga, uma iniciativa que arrancou em 2017. A pandemia da Covid-19 travou a atividade nos anos de 2020 e 2021.

A Soenga é um evento único no país, que permite durante dois dias e pelas mãos dos oleiros de Molelos, acompanhar de perto um dos mais antigos métodos de cozedura de cerâmica e que a Câmara Municipal de Tondela tem primado por manter vivo.

Esta mostra já se tornou um marco cultural e turístico de excelência, atraindo à localidade público de todo o país e até do estrangeiro.

O que torna a Soenga um evento tão concorrido é o facto de os visitantes terem a oportunidade de assistir a todas as fases do processo de cozedura e estas serem dominadas com mestria pelos atuais oleiros que interiorizaram e absorveram o saber-fazer secular.

Em Molelos estão ainda em atividade sete oleiros. São eles que a 18 e 19 de maio, nas Raposeiras, executarão este processo de cozedura que dá origem ao barro negro. Este momento será acompanhado por várias atividades cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.