Tondela: Município aprova proposta de redução de impostos para 2023

28.12.2022 |

A Câmara Municipal de Tondela, presidida por Carla Antunes Borges (PSD), aprovou uma redução das taxas de impostos em 2023.

No que diz respeito à participação do Município no IRS, foi aprovada uma redução da percentagem da taxa variável no IRS, respeitante aos rendimentos de 2022 e a aplicar em 2023, de 4% para 2.5%, que correspondente a uma diminuição relativamente ao que foi aplicado no ano passado de 1.5 %.

Relativamente a taxa do imposto municipal sobre imóveis (IMI), no próximo ano de 2023, para os prédios rústicos os prédios urbanos devolutos há mais de 1 ano ou em ruínas passa de 0,9% para 0,3%, deixando de ter o agravamento em triplicado.

Para os restantes prédios será fixada, no valor mínimo, dos 0,3%, aplicar nos prédios urbanos avaliados e de 0,8% aos prédios rústicos.

Segundo um comunicado da autarquia, enviado à Emissora das Beiras, “estas medidas têm como objetivo melhorar o nível de vida dos seus munícipes e facilitar a atividade dos agentes económicos do concelho, procurando fixar e atrair pessoas novos investimentos, justificadas pelo atual contexto de inflação e o aumento das taxas de juro, fator de agravamento da condição económica das famílias, atual conjuntura económica e financeira que o país atravessa, mas também pela estratégia de reabilitação urbana que a Câmara Municipal irá iniciar em 2023, com a criação de ARU´s.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.