Tondela: Município assinala pela primeira vez o Dia Nacional do Peregrino

10.10.2023 |

Tondela vai celebrar o Dia Nacional do Peregrino na próxima sexta-feira (13 de outubro) com um programa que inclui várias atividades. Esta será a primeira vez que o município vai comemorar a efeméride.

O vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com os pelouros do Turismo e Cultura, João Carlos Figueiredo, explica que as comemorações pretendem “dar visibilidade a uma realidade cada vez mais presente, atendendo a que além das peregrinações a Fátima, o concelho passou a ser atravessado por peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela”.

O programa festivo começa pelas 21h00, com o acolhimento no Museu Municipal Terras de Besteiros.

Para as 21h15 está agendada a apresentação da delegação da Associação “Espaço Jacobeus”. Esta coletividade de fiéis, de âmbito nacional e com sede em Braga, é constituída por peregrinos e amigos do Caminho de Santiago, centrando a sua atividade na informação e preparação dos caminheiros que pretendam deslocar-se a Santiago de Compostela, percorrendo, especialmente, os diversos troços do caminho em solo português.

Às 21h45 será dada voz aos peregrinos, numa oportunidade para ouvir os testemunhos de quem já se fez ao caminho rumo a Santiago de Compostela ou Fátima.

As celebrações terminam pelas 22h30, com a realização de uma queimada luso-galaica. Trata-se de um ritual antigo da Galiza que inclui uma bebida à base de aguardente e limão e um esconjuro para proteger contra os maus espíritos. A queimada atravessou os tempos, acabando por ficar associada a festividades relacionadas com as peregrinações, sendo presença em alguns dos albergues de peregrinos, onde se mantém vivo o seu caráter de ritual para acentuar a cumplicidade e o espírito de união em torno do caminho.

As celebrações do Dia Nacional do Peregrino iniciaram-se a nível nacional em 2014, ano em que a Assembleia da República instituiu a data.

O concelho de Tondela é atravessado por dois caminhos de Santiago, um dos quais liga o Caramulo e o Vouga, entroncando depois no Caminho Central Português.

O outro trilho, que está em fase final de classificação, faz a ligação entre Coimbra e Viseu. Esse troço passa bem pelo coração do concelho tondelense, percorrendo uma parte significativa na Ecopista do Dão.

O concelho possui ainda um albergue de acolhimento aos peregrinos, que está localizado em Santiago de Besteiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.