Tondela: Município avança com os trabalhos nas faixas de gestão de combustível

15.02.2022 |

O Município de Tondela informa que estão concluídas as intervenções nas faixas de gestão de combustível, integradas no programa do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, no acesso a Marruje, na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, na estrada de ligação de Corte, na Freguesia de Campo de Besteiros, na Aldeia, na União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, no cruzamento da Estrada Nacional 627 para a Freixeda, na mesma União de Freguesias e entre o Caramulo e Almofala, na Freguesia de Guardão e União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho, respetivamente.

Está ainda a ser finalizada a intervenção desde a ponte do Rio Milheiro, seguindo em direção a Borralhal  e Arnosa, na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo.

No total, de acordo com uma nota de imprensa da autarquia, estão a ser intervencionados mais de 145 hectares, nas faixas de gestão de combustível de 10 metros, na rede viária.

Por sua vez, os trabalhos nas faixas de gestão de combustível junto às Zonas Industriais de Vilar de Besteiros e do Lajedo, que integram a rede secundária, estão em fase de conclusão, abrangendo uma faixa de 100 metros de proteção e uma área de 38 hectares.

Segundo a mesma nota do Município, estas ações no terreno permitem, por um lado, “a manutenção do ambiente e a sua valorização paisagística, mas também incrementar as condições de segurança para os utilizadores das vias.

Têm ainda, como principal objetivo, “criar uma barreira na propagação do fogo, diminuir a sua intensidade, criar zonas de oportunidade de combate e garantir condições mínimas de trânsito em situação de emergência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.