Tondela: Município cede funcionários para reabrir extensões de saúde no concelho
04.02.2021 |
O Município de Tondela está inconformado com o encerramento de três extensões de saúde do concelho de Tondela – Caramulo, S. João do Monte e Lajeosa do Dão, por falta de assistentes operacionais ou assistentes administrativos, mostrando-se solidário com a população.
Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, sublinhou, esta quinta-feira, “não ser possível continuar a assistir à cíclica fase de encerramento de extensões de saúde, com especial incidência nos últimos tempos”.
Assim sendo, o autarca revelou que o Município de Tondela está disponível para, num quadro excecional, protocolar a com a tutela a colocação de colaboradores seus, que permitam que todas estas extensões de saúde possam funcionar, até que esteja solucionada a integração de novos colaboradores das estruturas da saúde.
“Se assim não for, não deixaremos de colocar a nossa voz junto dos nossos concidadãos e das respetivas autarquias de freguesia, num quadro solidário e de defesa de um valor consagrado na Constituição da República Portuguesa – o acesso aos cuidados de saúde”, referiu.
A dispersão geográfica do concelho de Tondela, com os seus 371Km2 e com mais de 200 povoações, sendo que algumas distam mais de 40 Km à sede do concelho, a par de uma população envelhecida, mas também as questões inerentes aos problemas de um concelho com forte dimensão empresarial, “aumentam a angústia e a necessidade que seja superada esta situação muito preocupante”.
“É neste quadro que as populações, as Juntas de Freguesia e o Município, lançam este repto, após muita resiliência e esperança, numa clara demonstração de que não é possível manter-se este cenário”, apontou.
Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.
