Tondela: Município celebrou os 50 anos do 25 de Abril

29.04.2024 |

Pela primeira vez, Tondela assinalou o 25 de Abril, com uma sessão solene comemorativa do Dia da Liberdade, numa organização conjunta da Câmara e da Assembleia Municipal. Os dois órgãos autárquicos quiseram desta forma assinalar o marco histórico dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, recordou que o 25 de Abril foi “uma revolução pacífica que determinou o fim de um regime autoritário ditatorial, que transportou nas mãos a liberdade”.

“Hoje celebramos Abril e os seus ideais, este ano assinalado de forma especial. Celebramos 50 anos daquele que é o maior período democrático vivido em Portugal, que permitiu instituir as primeiras eleições presidenciais, legislativas, regionais e autárquicas em que o povo é soberano”, disse.

“Foram 50 anos de vitórias alcançadas, mas nesta nova madrugada, importa refletirmos e afirmarmos Abril. Refletirmos sobre o caminho a seguir, que revoluções iremos abraçar, as ambientais, digitais, económicas ou sociais, e encontrar respostas. Nós eleitos pelo povo temos a obrigação de contribuir para a criação dessas respostas”, acrescentou.

Recordando o trabalho levado a cabo pelo executivo que lidera, Carla Antunes Borges defendeu que os autarcas, “além da criação de políticas de proximidade, devem compreender que nesta nova aurora de Abril, o exercício do seu papel como reguladores locais de gestão de respostas é fundamental”.

A presidente da Câmara concluiu o seu discurso dizendo que importa “manter e preservar o legado democrático, de desenvolvimento económico e social do 25 de Abril”.

As celebrações culminaram com um momento musical a cargo do Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela, que entre outros temas interpretou o Hino Nacional e o Grândola Vila Morena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.