Tondela: Município e GNR entregam dispositivos de teleassistência a idosos do concelho

31.03.2022 |

No âmbito do protocolo realizado entre o Município de Tondela e a Guarda Nacional Republicana (GNR), referente ao projeto eGuard- Sistema de Teleassistência a Idosos, decorreu, na passada terça-feira, a entrega de dispositivos de teleassistência a seis seniores do concelho, identificados com os critérios de vulnerabilidade e isolamento físico ou social.

Esta é uma ação conjunta entre a Ação Social do Município de Tondela e o Serviço de Prevenção Criminal (SPC) do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, tendo estado presentes na entrega dos equipamentos a vereadora com o pelouro da Ação Social, Vera Machado, e a técnica do Gabinete de Ação Social, Paula Henriques, acompanhadas por militares da GNR.

Estes dispositivos têm como finalidade “prestar apoio no âmbito da segurança, uma vez que permite a monitorização e acionamento de meios de socorro, bastando premir o botão de SOS. Em caso de queda ou acidente é feito um acionamento automático e imediato”.

Segundo a autarquia, este projeto foi contextualizado junto de cada sénior, tendo sido ensinado a cada um como colocar o dispositivo na base de carregamento, a melhor forma de o transportar e explicado de que forma o mesmo pode ajudar em situações de perigo.

O Município de Tondela apoia este projeto piloto, que será realizado durante um ano.

“Considera-se que esta é uma área de intervenção social importante, que poderá colmatar algumas necessidades de pessoas idosas que, no seu dia a dia, ainda mantêm alguma autonomia que lhes permite estarem nas suas residências. Contudo, a falta de retaguarda familiar contínua impede um acompanhamento mais próximo e, por isso, é de todo pertinente apoiarmos projetos que melhorem a sua qualidade de vida e que proporcionem mais segurança”, destaca a vereadora Vera Machado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.