Tondela: Município investe em novas Estações de Tratamento de Águas Residuais

03.01.2022 |

O Município de Tondela informa que, integrado na Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais (AINTAR), vai beneficiar de mais de 5 milhões de euros para as duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no concelho.

Neste âmbito, foi lançado um concurso público internacional para a requalificação da ETAR Sul, que abrange as localidades de Tondela e Molelos.

Também a ETAR que serve a Zona Norte do concelho vai a concurso, com o objetivo de duplicar a sua capacidade, ficando apta para servir uma população equivalente a 11 mil pessoas.

Segundo uma nota do Município enviada à Emissora das Beiras, este sistema fará a condução e tratamento de águas residuais das freguesias de Parada de Gonta, Sabugosa e Canas de Santa Maria, prevendo a desativação das ETAR na Freguesia de Lobão da Beira, que estão desatualizadas.

De acordo com a mesma nota, do valor total do investimento, 5 milhões de euros, o Município de Tondela vai comparticipar a componente nacional, assegurada com uma rubrica de 2 milhões de euros inserida no orçamento para este ano.

Para o Presidente da Câmara, José António de Jesus “são dois importantes investimentos que estão a ser trabalhados, a par de outros projetos, que já estão em curso”. Destaca-se o desenvolvimento do estudo de um sistema na Corveira, União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, que irá fechar a rede abrangendo as localidades de Cortiçada, Múceres, Corveira e Barreiro de Besteiros.

Ao mesmo tempo, está também a ser planificado um projeto de requalificação e expansão da rede de águas para as povoações de Vila de Rei, na Freguesia de Castelões, e Janardo, na Freguesia de Guardão.

Em São João do Monte está também a ser equacionado um estudo para a execução de rede de drenagem e colocação de uma ETAR com capacidade para o tratamento das águas residuais em situações de limpeza de fossas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.