Tondela: Município investe mais de 450 mil euros na ampliação e requalificação do cemitério
26.02.2023 |
A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, apresentou este sábado publicamente o projeto de ampliação e requalificação do cemitério municipal, num investimento superior a 458 mil euros, que pretende estar concluído até 01 de novembro.
A autarca adiantou, no decorrer da apresentação pública do projeto, que “o objetivo principal da intervenção passa pelo alargamento do cemitério existente, dado que a atual capacidade se encontra esgotada”.
Segundo uma nota de imprensa, trata-se de “um investimento municipal de mais de 458 mil euros”, uma obra justificada pela “necessidade de ampliação” já que, atualmente, “está no limite, com uma taxa de ocupação de 99%”.
Após a empreitada, refere o documento enviado à Emissora das Beiras, “o cemitério ficará com uma área de 8.942 metros quadrados, quase o dobro do espaço existente” atualmente.
“O projeto inclui não só a execução de obras de ampliação, como a criação de novas formas de sepultamento. O cemitério ficará com espaço para a criação de 308 novas sepulturas, 116 ossários, 102 columbários e oito jazigos”, descreve a autarquia.
As obras incluem ainda, continua o documento, “a criação de um Jardim da Memória, uma zona exterior ajardinada destinada à colocação de urnas, até 120, com as cinzas dos entes queridos e onde os familiares poderão prestar homenagem aos mesmos”.
Além da ampliação, estão previstos trabalhos de requalificação “na capela, que sofrerá obras no interior e no exterior” e nas “casas de banho, que serão transformadas num edifício de apoio aos funcionários, prevendo-se a construção de novas instalações sanitárias” e ainda o arranjo dos espaços verdes e de circulação e dos muros.
Ainda segundo a nota de imprensa, as obras começam na próxima semana e têm um prazo de execução de oito meses e “a empreitada será custeada unicamente pela Câmara Municipal de Tondela”.