Tondela: Município lança Orçamento Participativo ainda este ano

12.01.2024 |

O Município de Tondela vai lançar neste ano de 2024 a primeira edição do Orçamento Participativo (OP), um instrumento que permite aos cidadãos do concelho decidirem onde deve ser investido parte do orçamento municipal. O OP constitui-se, assim, segundo a autarquia, como um mecanismo de democracia participativa.

Nesta primeira edição, o OP terá uma dotação de 50 mil euros. A ideia do executivo, presidido por Carla Antunes Borges, é que este montante seja executado já no presente ano, dando prioridade a obras na área da inclusão social.

“Decidimos lançar o OP porque queremos que haja uma participação da sociedade na vida pública. Neste primeiro ano definimos o valor de 50 mil euros, uma verba que já está inscrita em Plano e Orçamento. Apesar de o regulamento ainda não estar constituído assumimos já este compromisso político”, justifica Carla Antunes Borges, presidente da Câmara Municipal.

“O que pretendemos é que o OP traga sugestões na área da inclusão social e valorização da mobilidade nesta área da inclusão. Queremos que sejam apresentados projetos com uma vertente acentuada de obra física, mas também poderão ser apresentadas ideias no domínio da sensibilização e da prevenção”, acrescenta.

O lançamento do OP foi à reunião ordinária do executivo municipal que teve lugar na manhã de terça-feira (09 de janeiro), tendo o executivo aprovado a elaboração do regulamento do “Tondela 16.9 Participa – Orçamento Participativo 2024”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.