Tondela: PSD denuncia problemas na saúde e na justiça do concelho

18.10.2022 |

A Comissão Política do PSD de Tondela vem denunciar, em comunicado enviado à Emissora das Beiras, uma “enorme falta de médicos, colocando em causa a prestação de assistência que, em Molelos, extensão da USF- Unidade de Saúde Familiar de Tondela, atingiu um patamar de tal ordem grave, onde as consultas têm um carácter intermitente, havendo médico durante algumas horas por semana”. A somar a esta falta de profissionais, avançam os sociais-democratas, “não é possível a nenhum novo utente inscrever-se naquela unidade para obter médico de família, sendo aconselhados a deslocar-se para outros pontos do concelho”.

Segundo aqueles responsáveis políticos, também a USF de Canas de Santa Maria está com o mesmo problema, “cujo reflexo é notório na extensão da Lajeosa do Dão pois, à semelhança de Molelos, também não tem médico em permanência”.

Mas as denúncias sobre “as debilidades nas áreas essenciais do estado central” não se ficam por aqui.

Segundo a Comissão Política do PSD de Tondela, o Tribunal de Tondela não tem neste momento juiz e “não há previsão para quando ocorra, ficando parados todos os julgamentos até data incerta, contrariando o princípio basilar da justiça, a celeridade”.

A Comissão Política questiona por isso o Governo sobre “até quando vai continuar a deixar degradar os serviços públicos e para quando a colocação de profissionais de saúde para garantir o básico nos acessos a cuidados de saúde primários”.

Questiona igualmente “para quando a colocação de um magistrado no Tribunal de Tondela”.

Por fim, a Comissão Política do PSD de Tondela desafia o Partido Socialista a encontrar respostas para estas questões e, “para se associar à nossa comunidade nesta luta desigual, para que seja garantido o acesso universal à justiça e à saúde, porque viver no interior não pode ser uma fatalidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.