Trabalhos de humor gráfico de 25 países expostos em Tondela

24.01.2020 |

Trabalhos de humor gráfico de alunos e artistas de 25 países vão ser mostrados em Tondela, a partir de 06 de fevereiro, durante o III Festival Internacional de Cartoons de Escola.
A iniciativa, que é promovida pela Escola Secundária de Molelos, com a colaboração do município de Tondela, contará com cerca de 500 trabalhos, sendo mais de uma centena provenientes de alunos de escolas estrangeiras.
“Temos participações de dezenas de países. Trata-se de um recorde absoluto de participações num festival para escolas e que decorre num concelho do interior do país”, disse Ricardo Ferreira, da organização do evento.
A vereadora da Educação da Câmara de Tondela, Sofia Ferreira, lembrou que o município tem por hábito apoiar eventos inovadores.
“Ao longo dos anos temos sido desafiados a apoiar este evento e temos assistido ao seu crescimento gradual, quer em número de participantes, quer em termos de qualidade”, contou.
Segundo a autarquia, a terceira edição do festival, que decorrerá até 16 de fevereiro, na galeria de exposições do Mercado Velho de Tondela, “explora, mais uma vez, os Direitos Humanos, direcionando a abordagem especificamente para a temática da alimentação”.
Na inauguração do festival, estarão presentes o cartoonista Pedro Silva e o músico Diogo Mendes. No dia 11, Luís Costa estará a fazer caricaturas ao vivo.
O programa do festival incluiu ainda a realização de um ‘workshop’, no dia 14 de fevereiro.
“Intitulado ‘Um cartoon animado’, trata-se de um ‘workshop’ de cinema de animação em ‘stop motion’, dinamizado pelo professor Ricardo Ferreira”, refere a autarquia.