Ucrânia: Dois autocarros do Douro vão buscar 100 refugiados ucranianos

10.03.2022 |

Dois autocarros seguem hoje viagem do Douro para a Polónia para transportar 100 refugiados ucranianos que serão acolhidos nos municípios da região, informou hoje a comunidade intermunicipal (CIM) do Douro.

A iniciativa, desencadeada em coordenação com a secretaria de Estado das Migrações, surge depois da CIM Douro ter manifestado disponibilidade para acolher cerca de 400 refugiados do conflito na Ucrânia.

Segundo a comunidade intermunicipal, à espera dos autocarros estará o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que se encontra na capital polaca, Varsóvia, e “que garantirá que cerca de 100 cidadãos ucranianos, maioritariamente mulheres e crianças, chegarão, na próxima semana, ao Douro”.

“Os 19 municípios que integram a CIM Douro estão devidamente preparados para os acolher e integrar nos seus territórios, estando a ser criada já uma rede de apoio dos gabinetes de ação social regional que garanta a receção e todas as condições para o correto acompanhamento às mães e crianças que fogem desta guerra que assola a Ucrânia”, disse em comunicado.

No território duriense há ainda três médicos que falam ucraniano e que estão disponíveis para apoiar e acompanhar esta comunidade durante o período que aqui permaneça.

No âmbito da campanha da CIM “Somos Ucrânia” foi também feita uma angariação de medicamentos, alimentação e roupa quente em cada concelho. Estes bens foram transportados para Lamego, onde o pavilhão multiúsos foi transformado num centro logístico.

“Está a ser ultimado, em coordenação com o Consulado da Ucrânia no Porto, o maior corredor de ajuda humanitária do nosso país, com bens essenciais, alimentos, medicamentos e roupas para serem levados até à fronteira da Ucrânia na próxima semana”, referiu a comunidade intermunicipal.

De Lamego, segundo a CIM Douro, “partirá mais de uma dezena de camiões com muitas toneladas de produtos que pretendem aliviar o sofrimento dos refugiados da guerra na Ucrânia”.

A CIM Douro é constituída pelos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.