Universidade do Porto desenvolve em Tondela projeto de software para cadastro florestal
02.04.2018 |
No sentido de ajudar a prevenir situações como as dos incêndios ocorridos a 15 e 16 de outubro de 2017, uma equipa de alunos do departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP – DEI) vai desenvolver um software e aplicações para resolver um dos grandes problemas do concelho de Tondela, mas também de todo o país, que é o cadastro florestal. A iniciativa está integrada no quadro dos Laboratórios de Gestão de Projetos (LGP), que decorrem no mestrado em engenharia informática.
Assim, em estreita ligação com o Grupo de Intervenção Prevenção e Socorro (GIPS) da GNR, têm decorrido um conjunto de ações, envolvendo os diferentes atores, de forma a que se possa atingir um protótipo funcional para esta situação.
“É uma oportunidade única a possibilidade de termos uma equipa de alunos de uma faculdade de referência, a nível internacional, a ajudar-nos na definição de ferramentas que a todos possam ajudar na prevenção. Contar com a colaboração de instituições como a FEUP revela-se uma ferramenta fundamental para a estratégia a desenvolver no futuro”, destacou o vereador da Câmara de Tondela, Miguel Torres.
Este projeto intitula-se Floresta Segura.