Utentes da Vários interagem com cães e melhoram relações interpessoais

26.08.2019 |

Os cães podem ser muito mais do que o melhor amigo do homem. Num projeto único na região, um grupo de utentes da cooperativa Vários de Tondela tem, com regularidade, sessões de interação com cães.

Os resultados estão à vista: estimulados, jovens e adultos daquela cooperativa, conseguem interagir com os animais e alguns recuperam mesmo a mobilidade. “O trabalho destes cães é essencial, nomeadamente no que diz respeito às variantes físicas, cognitivas, emocionais e relacionais”, contou o  treinador João Amaral.

O técnico, especialista em terapias assistidas é treinador do Centro de Formação e Educação Canina e responsável pela Escola de Treino Canino, sediada em Santa Comba Dão. João Amaral explicou ainda, em entrevista à Emissora das Beiras, que os treinos devem ser “muito positivos”, quer para as pessoas, quer para os animais.

O responsável sublinhou igualmente que este tipo de cães, treinados previamente e integrados numa equipa multidisciplinar, ajudam na melhoria do contato social e interpessoal dos utentes, bem como no desenvolvimento da sua atividade física e mental.

A Vários, que intervém junto de jovens e adultos com deficiência e/ou incapacidade e desfavorecidos em geral, promovendo a sua “inserção social e laboral e optimizando a sua qualidade de vida”, tem sede na cidade de Tondela mas estende a sua área de intervenção aos concelhos de Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Mortágua, no distrito de Viseu.

Esta notícia terá o seu desenvolvimento alargado nos próximos blocos informativos da Emissora das Beiras.

Comments are closed.