Vereadores do PS na Câmara de Tondela acusam vice-presidente de “encobrir” problemas ambientais

11.06.2019 |

Os vereadores socialistas na Câmara Municipal de Tondela, Joaquim Santos e Júlio Rodrigues, acusam a vice-presidente da autarquia, Carla Antunes, de ser “corresponsável pelos atentados ambientais que contaminam o concelho”.

“Ousa censurar a nossa posição contra os glifosatos mas assume, pelo silêncio, os incontáveis problemas da falta de tratamento adequado dos efluentes domésticos e industriais que também denunciamos”, referem numa nota de imprensa.

A título de exemplo, os eleitos pelo PS lembram que “afinal a espuma que ornamenta as águas da ribeira de Dardavaz não é provocada pelas pedras mas resultado de contaminação química e microbiológica”.

Esta nova nota dos socialistas surge na sequência de um comunicado da vice-presidente da Câmara que afirmava que “a aplicação de glifosatos no concelho de Tondela, quer seja feita pelo Município de Tondela, como pelas juntas e uniões de freguesia, não pode ser utilizada pelos vereadores eleitos pelo PS como forma de oportunismo político e demagógico”.

Carla Antunes refutava veementemente as declarações dos vereadores socialistas, na nota de imprensa difundida pelo PS pelos meios de comunicação, quando referem que a maioria PSD “não foi sensível ao fim destes atentados ambientais “.

Agora os vereadores do PS respondem adiantando que “resumir a sua sensibilidade ambiental por ter promovido a certificação dos aplicadores de produtos fitofarmacêuticos é muito pouco para o que se exige de si”.

Joaquim Santos e Júlio Rodrigues adiantam que “em vez de continuarem permanentemente em modo de avaliação, melhor seria terem votado favoravelmente a nossa proposta e transferirem para as juntas as verbas necessárias para que o nosso concelho possa seguir o caminho de tantos outros, livres de glifosatos”.

Os socialistas lamentam ainda que “deixámos passar, o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, na expetativa de que o Município o celebrasse, mas nem um sinal, nesta Região de Bem-Estar”.

Foto: jornaldocentro.pt