Viseu: Câmara quer poupar “dezenas de milhares de euros” no Natal

11.11.2021 |

A Câmara de Viseu pretende poupar “umas dezenas de milhares de euros” na programação da próxima quadra natalícia, mas manterá as características dos anos anteriores, garantiu hoje o presidente da autarquia, Fernando Ruas.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião do executivo, Fernando Ruas disse que serão mantidos os protocolos com a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), nos quais está estipulado o que pretendem para o Natal.

“Queríamos uma coisa com dignidade, não ostentatória e que permitisse poupar, em cada uma das fases, alguns recursos”, explicou o autarca social-democrata, acrescentando que, apesar de o valor da poupança não estar ainda completamente apurado, deverá ser de “umas dezenas de milhares de euros”.

Segundo Fernando Ruas, o objetivo é preparar uma quadra natalícia “menos onerosa para os cofres municipais”, mas “igualmente digna”.

No ano passado, devido à pandemia da Covid-19, não houve animação de rua, mas a iluminação foi alargada, tendo o então presidente, Almeida Henriques (já falecido), referido que foi feito o mesmo investimento do Natal anterior.

Em 2019, o então vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado, tinha anunciado “uma programação calórica”, mas com “um orçamento ‘light’” de 225 mil euros, que foi possível devido a uma redução de cerca de cem mil euros resultante do estabelecimento de parcerias com a ACDV, a AHRESP, agentes culturais e patrocinadores.

Agora, Fernando Ruas – que foi eleito nas últimas autárquicas, voltando a assumir o cargo que deixou em 2013 – quer poupar nas despesas.

“Terá as mesmas características dos natais anteriores, com as freguesias, com as principais artérias iluminadas, mas menos opulento”, frisou o autarca, acrescentando que serão tidas em conta as orientações das autoridades relativamente à pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.