Viseu: Centro de Vacinação preparado para vacinar até 6000 pessoas por dia

12.05.2021 |

O Município de Viseu concretizou no último mês, em articulação direta com o ACES Dão Lafões, uma reformulação do Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) de Viseu.

Segundo a autarquia viseense, este upgrade permite aumentar a capacidade de vacinação diária de 1000 para 6000 pessoas, dependendo dos recursos humanos e, essencialmente, do número de vacinas disponíveis. O aumento de capacidade, apesar de não estar a ser utilizado na sua totalidade, contribuiu diretamente para que o registo de inoculações no concelho de Viseu já ultrapasse as 53 mil.

“O Município procurou, desde o primeiro minuto, delinear a melhor estratégia para combater a pandemia. Foi isso que fizemos, por exemplo, no Pavilhão do Fontelo, apesar de muitos nos terem dito, em 2020, para desmontar a estrutura. Fizemos o mesmo com o Pavilhão Multiusos, colocando-o ao dispor da comunidade e do ACES”, refere Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. “Saber que, nos últimos dias, já ultrapassámos as 53 mil doses administradas da vacina contra a COVID-19 – num concelho com cerca de 100 mil habitantes – mostra que estamos no bom caminho”, salienta.

O CVC de Vises está instalado no Pavilhão Multiusos desde o dia 01 de fevereiro de 2021, por iniciativa da autarquia e em articulação direta e estreita com o ACES Dão Lafões. O local foi escolhido pela sua centralidade, condições criadas e facilidade de estacionamento e transporte. “Agimos sempre por antecipação, com base no planeamento praticável e em cenários expectáveis. A primeira versão/layout funcionou muito bem. Tínhamos oito cabines de vacinação e criámos as condições logísticas e estruturais para vacinar 1000 pessoas por dia (12h de funcionamento)”, explica Ermelinda Afonso, Vereadora responsável pela área da Saúde na autarquia viseense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.