Viseu: Concurso “Quadras de São Martinho” premeia 33 trabalhos

19.11.2021 |

Esta sexta-feira, dia 19 de novembro, na sala polivalente da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, foram divulgados, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, os resultados da edição de 2021 do concurso “Quadras de São Martinho”, iniciativa municipal que premeia textos em poesia pelos viseenses, alusivas a esta época e festividade anual.

Ao todo, durante o mês de outubro, foram apresentados 274 trabalhos individuais e coletivos, num total de 405 participantes. Concluída a análise dos trabalhos face aos critérios de avaliação definidos nas Normas de Participação, foram atribuídos 33 prémios, dos quais 15 são primeiros classificados e 18 são menções honrosas.

As obras foram apresentadas por escolas de todos os ciclos de ensino – do Básico ao Secundário –, por munícipes a título individual e por seniores. Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, “este concurso promove realmente o gosto pelas letras e pela escrita, em todas as idades. É de facto importante reconhecer o empenho, talento e originalidade da nossa comunidade”.

Os critérios de avaliação tidos em conta pelo júri, na eleição dos vencedores, foram a criatividade, a originalidade na abordagem ao tema proposto, a coerência, a coesão e organização das quadras. O júri do concurso foi constituído por um representante da Biblioteca Municipal e dois professores de Língua Portuguesa.

Os vencedores desta 7ª edição e as suas quadras estão disponíveis online, em www.cm-viseu.pt.

O concurso municipal “Quadras de São Martinho” é promovido pelo Município de Viseu, através da sua Biblioteca Municipal, e destina-se aos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e comunidade em geral. Tem como objetivo “estimular a criatividade, a imaginação e o gosto pela escrita, ao mesmo tempo que contribui para a preservação das tradições populares”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.