Viseu: “Escola a tempo inteiro” abrange todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho

20.09.2023 |

A Escola Básica de Fail foi o local escolhido para assinalar o arranque oficial do ano letivo 2023/2024, no concelho de Viseu, na passada sexta-feira, dia 15 de setembro. Presentes neste momento simbólico estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Vereador da Educação, Pedro Ribeiro.

Neste novo ano, o Município de Viseu promove uma resposta pedagógica diferenciada para a comunidade escolar, ao implementar a “Escola a Tempo Inteiro” para todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.

Globalmente, são cerca de 5300 crianças a usufruir, consoante o seu nível de ensino, das Atividades de Acompanhamento e Apoio à Família (AAAF), das Atividades Extracurriculares (AEC) e da Componente de Apoio à Família (CAF). Este apoio aos alunos e às suas famílias representa um investimento municipal de cerca de 4 milhões de euros.

Complementarmente, a autarquia viseense continua o seu compromisso para com as escolas e toda a sua comunidade, ao alocar uma verba global para a Educação, em 2024, de 20 milhões de euros. Recorde-se que a rede escolar do concelho é composta por 97 escolas, da educação pré-escolar ao ensino superior, e perto de 21 mil alunos.

A Câmara Municipal de Viseu renova ainda, para este ano letivo, o apoio aos alunos do Ensino Superior provenientes de famílias carenciadas, através da atribuição de bolsas de estudo, cujo valor previsto de apoio é de 50 mil euros.

A par destas áreas de investimento, os projetos de apoio complementares à educação são uma prioridade. Falamos do programa “Lanches Escolares”, “Leite Escolar” e “Fruta Escolar”, mas também do apoio financeiro à realização das visitas de estudo. Tudo isto, num valor de cerca de 270 mil euros anuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.