Viseu: Freguesia do Campo candidata-se a Eco-Freguesia XXI

28.04.2021 |

A primeira candidatura ao galardão Eco-Freguesia XXI da Junta de Freguesia do Campo, no concelho de Viseu, já foi formalizada junto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Durante os últimos dois anos, a Junta de Freguesia, em conjunto com a comunidade, colocou em prática atividades e projetos de desenvolvimento da educação ambiental. Foram implementadas ações à escala local que contribuem para continuar a construir uma comunidade mais sustentável.

Este ano, o Presidente da Junta do Campo, Carlos Lima, afirma que não quer apenas o galardão e a bandeira verde, como também quer continuar a fazer melhor do que em 2019. “Esta conquista seria, obviamente, uma motivação extra. Quando nos inscrevemos no Eco-Freguesias XII, referi que seria o mote para muito trabalho e que não nos acomodaríamos. Estamos confiantes, porque temos lutado muito pela nossa evolução”, assume o autarca, sentindo-se confiante na vitória que pode ser anunciada em junho.

Ao longo destes dois anos, a freguesia do Campo realizou ações de rua, com sensibilização porta-a-porta, alertou as pessoas para a importância da deposição correta dos resíduos e fez ações de limpeza de terrenos. Além disso, plantou várias árvores nos espaços verdes, preservou, com ações de limpeza, o património público da freguesia e está a identificar as espécies arbóreas do território, com a ajuda da ABAE, tanto em ruas, como nas escolas.

Nas últimas semanas, o Campo candidatou-se ainda com um projeto para a criação na freguesia de um jardim de água ao Orçamento Participativo de Viseu e está a instalar cinzeiros de rua em cafés. Para o mês de junho, está também já a ser planeada uma ação de limpeza num terreno florestal da freguesia, de forma a envolver a comunidade e promover o desenvolvimento sustentável. 

Segundo o Presidente, ainda há muito para fazer e o trabalho do executivo e da comunidade continua. “Sentimos que evoluímos nos últimos dois anos. Temos conseguido uma consolidação enquanto comunidade”, diz Carlos Lima.

“Este não é um processo fácil. O formulário de candidatura que preenchemos era complexo e foram muitas horas de trabalho e dedicação. A equipa de trabalho está satisfeita com o processo”, conclui.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco comunidades ou comunidades sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.