Viseu: Inaugurada Unidade de Saúde Familiar São Teotónio na Casa das Bocas

08.12.2022 |

No nº70 da Rua João Mendes, em Viseu, a Casa das Bocas é agora a Unidade de Saúde Familiar São Teotónio. Recebeu o nome do padroeiro da cidade de Viseu e, de portas abertas, está pronta para acolher, quando atingir o seu pleno funcionamento, cerca de 8100 utentes. A inauguração da obra de reabilitação deste edifício emblemático decorreu esta quarta-feira, dia 07 de dezembro.

Por ocasião desta cerimónia simbólica, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, reforçou a disponibilidade da autarquia para continuar a colaborar com esta Unidade de Saúde, que será de enorme importância para a comunidade viseense que dela virá a usufruir, prestando uma resposta adequada a muitos que não dispõem de médico de família ao momento.

Adiantou ainda que esta “é uma ótima notícia para Viseu e para a área da saúde, especialmente porque este foi um projeto da responsabilidade da autarquia local, ao invés de ser assumido pela Administração Central que gere, para já, esta competência”.

O autarca viseense destacou também a “decisão corajosa do anterior Executivo”, que aplicou os fundos comunitários e orçamento municipal na requalificação de um edifício histórico e o colocou à disposição dos cidadãos.

Recorde-se que o imóvel foi adquirido, em 2015, pela Câmara Municipal de Viseu. Um protocolo estabelecido entre a autarquia e o Ministério da Saúde, para a reabilitação do edifício e a instalação de uma Unidade de Saúde Familiar, permitiu o acesso a financiamento comunitário do Programa Operacional CENTRO 2020.

Globalmente, o investimento ascende a 2,3 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões resultam da comparticipação comunitária e o restante valor de investimento pela autarquia.

Este edifício foi alvo de um conjunto de estudos e projetos com o objetivo de identificar uma solução de reabilitação sustentável que permitisse preservar e valorizar os elementos históricos e arquitetónicos, mantendo a sua identidade, e, por outro lado, devolvê-lo à comunidade, através de um novo serviço na área da saúde.

“Esta Unidade do ACES Dão Lafões é agora dotada de magníficas e funcionais instalações na sequência do exemplar processo de reabilitação deste imóvel histórico”, sublinhou a Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Marques. “Permite requalificar, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, a resposta assistencial no âmbito dos cuidados de saúde primários no concelho de Viseu”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.