Viseu: Inaugurado novo Centro de Recolha Oficial de animais

17.04.2024 |

Foi ontem inaugurado o Centro de Recolha Oficial (CRO) – Canil e Gatil – de Viseu, na Freguesia de Rio de Loba, junto ao recinto da Feira de Gado.

“Recordo que dei os primeiros passos com a libertação deste terreno para a instalação do Cantinho dos Animais Abandonados, longe de pensar que hoje estaríamos a inaugurar um equipamento desta natureza aqui neste mesmo espaço”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. “Estou certo que, a partir de agora, estão garantidas as condições para tratarmos ainda melhor os nossos animais, pelo que este é um esforço municipal mais que justificado”, afirmou o autarca.

O CRO de Viseu teve um prazo de execução de cerca de dois anos e um investimento que rondou os 435 mil euros. Esta infraestrutura é constituída por dois edifícios/pavilhões, sendo um destinado a serviços e apoio e outro ao alojamento dos animais. A obra teve como objetivo criar um equipamento qualificado e pronto a dar resposta ao elevado número de animais errantes no concelho de Viseu, atuando assim na saúde e bem-estar animal e prevenindo situações que possam colocar em risco a segurança, a higiene e a saúde públicas.

Este Centro de Recolha terá como funções, entre outras, alojar animais vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos que tenham sido capturados pelos serviços camarários; alojar, para efeitos de isolamento sanitário, nomeadamente quarentena antirrábica, os animais agressores de pessoas e outros animais; alojar os animais resultantes de recolhas compulsivas, por falta de condições de bem-estar, excesso de animais, queixas resultantes de insalubridade, intranquilidade da vizinhança, participação em lutas ou por incumprimentos no funcionamento do alojamento; alojar os animais resultantes de ações de despejo ou de situações em que os seus detentores não possam assegurar o cuidado especial de detentor.

A par da inauguração desta nova infraestrutura municipal, o Município de Viseu celebrou ainda dois Protocolos de Colaboração com a Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, com a qual renova o seu compromisso de apoio financeiro para o assegurar do acolhimento, tratamento e bem-estar dos animais que são abandonados na via pública e recolhidos/entregues pelos serviços municipais, assim como para a aplicação do programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) em colónias de gatos. O primeiro protocolo corresponde a um valor anual de apoio de 70 mil euros, tendo sigo agora atribuída a primeira tranche, e o segundo a um montante financeiro anual de 2 mil euros.

Ainda no âmbito das visitas ontem realizadas, destaque para a inauguração simbólica da obra municipal de repavimentação e instalação da iluminação pública na estrada da Esmoitada que, atualmente, liga a rua principal, do Centro Hípico, à Clínica Veterinária, possibilitando um acesso mais cómodo a todos os que acedem, diariamente, ao espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.