Viseu: Museu do Quartzo recebe fóssil milenar doado por Galopim de Carvalho

20.12.2021 |

O Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. António Galopim de Carvalho recebeu uma doação especial daquele que foi o seu mentor – Galopim de Carvalho.  

Em causa está uma peça de madeira petrificada por calcedónia, denominada Araucarioxylon arizonicum. Este fóssil possui cerca de 75 centímetros de diâmetro por 3 centímetros de espessura e conta com, aproximadamente, 225 milhões de anos (do período geológico Triásico). Oriunda do Petrified Forest National Park, no estado do Arizona (EUA), este fóssil faz agora parte da coleção do Museu Municipal.   

O Professor Galopim de Carvalho é um célebre especialista na área da Geologia, que esteve na origem e desenvolvimento do Museu do Quartzo.

Segundo um comunicado da autarquia, a oferta deste fóssil surgiu com o intuito de disponibilizar ao público uma peça da sua coleção pessoal, permitindo assim a divulgação de conhecimento relevante sobre estudos relativos à mineralogia/geologia e, eventualmente, de paleontologia, consistindo num atrativo adicional para investigadores interessados em explorar as coleções em reserva. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.