Viseu: Nova iluminação cénica destaca Estátua de Viriato

04.03.2024 |

Foi inaugurada a nova iluminação cénica da Estátua de Viriato, na Cava de Viriato, em Viseu. A intervenção teve como objetivo realçar a presença da estátua no local, utilizando luz de cor fria para destacá-la em relação à vegetação circundante que, por sua vez, será iluminada com luz de cor quente.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o restante executivo municipal, marcaram presença no ato público. Para o autarca, “a Estátua de Viriato é um símbolo da identidade de Viseu e merece este destaque especial, que a torna ainda mais imponente e admirada pelos viseenses e pelos que visitam a nossa cidade”. “Além do valor estético, esta intervenção tem também o intuito de promover a fruição do espaço público, pois convida a população e os visitantes a apreciar e refletir sobre a importância histórica e cultural da nossa cidade”, referiu.

A obra incluiu a instalação de um remate para proteção superior do muro, feito em granito, que servirá também como suporte a uma linha contínua de iluminação indireta em “cascata”. Além disso, foram utilizadas floreiras para promover uma uniformização da cor quente sobre o arvoredo de fundo que, além de contribuírem para a estética, permitirão o cultivo de plantas, que serão regadas por sistema de rega de gota a gota.

Para a iluminação do trilho localizado na passagem superior da Cava, foram utilizadas luminárias de pavimento. A zona central do muro também foi requalificada através da aplicação de pedras de granito idênticas ao muro existente.

Esta intervenção visa não só realçar a importância histórica da Estátua de Viriato, mas também contribuir para a valorização do espaço público e do património cultural da cidade de Viseu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.