Viseu quer aumentar o número de turistas espanhóis
21.01.2019 |
Viseu vai promover-se pela primeira vez na Feira Internacional de Turismo (FITUR), Madrid, com o objetivo de aumentar o número de turistas espanhóis, que representam 07% do total dos turistas do concelho, anunciou hoje o presidente do município.
Almeida Henriques explicou que, “de acordo com os dados estatísticos mais recentes, que são os de 2017, o mercado espanhol representa 07% do total dos turistas de Viseu e quase 25% do total dos excursionistas no destino”.
Na sua opinião, Espanha é “um mercado extremamente importante”, para um concelho que, em 2017, “superou o indicador das 200 mil dormidas” e que, em 2018, terá alcançado uma procura turística próxima das 250 mil dormidas.
“Esta opção de promoção no mercado espanhol representa especial relevância e potencial para Viseu, atendendo à sua proximidade geográfica e também às boas acessibilidades”, frisou o autarca, dando como exemplo a Galiza, Salamanca e Madrid.
A aposta de Viseu em áreas como a gastronomia, os vinhos, o património e a cultura são “muito valorizadas pelos turistas espanhóis”, considerou Almeida Henriques.
“Vamos levar-lhes a nossa agenda de eventos culturais ao longo do ano e o Viseu 2019 – Destino de Gastronomia”, frisou.
Na FITUR, que se realiza em Madrid, entre quarta-feira e domingo, o município de Viseu terá um stand próprio, estando o autarca com “uma forte expectativa” relativamente a esta participação.
“Não tem nada de antagonismo com o Turismo Centro de Portugal, antes pelo contrário, isto está devidamente concertado, mas a verdade é que é um stand onde se promovem cem concelhos e Viseu merece um pouco mais do que isso, merece que se promova enquanto destino”, justificou.
Segundo Almeida Henriques, no stand de Viseu “terão lugar, todos os dias, experiências de provas gastronómicas, apresentação de roteiros turísticos e da agenda anual de eventos da cidade, animações musicais e de magia e passatempos para prémios, entre outras atividades”.
Em Madrid, estará o chef Diogo Rocha, que é embaixador de Viseu para a gastronomia, e vários parceiros institucionais e empresariais.
O autarca explicou que o objetivo é “reforçar o posicionamento e a notoriedade de Viseu no mercado turístico ibérico” e também “avaliar o potencial estratégico daquela que é a maior e mais influente feira de turismo de Espanha”.
A ida a Madrid está orçada em cerca de 50 mil euros, sendo que o stand servirá para outros eventos em que o município participará durante o ano, com as devidas adaptações, acrescentou.