Viseu: Requalificação do Bairro Municipal prossegue com casas destinadas a famílias jovens com baixos rendimentos

31.03.2023 |

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, visitou, esta sexta-feira, dia 31 de março, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, as obras que estão a decorrer no Bairro Municipal de Viseu, no âmbito da iniciativa promovida pelo Governo “Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em Movimento”.

A reabilitação do também conhecido “Bairro da Cadeia” continua em curso, num investimento global de 6,8 milhões de euros, com recurso a Fundos Comunitários, designadamente do PRR. Presentes também nesta visita estiveram o Vice-Presidente da autarquia, João Paulo Gouveia, a Vereadora da Economia e do Investimento, Mara Almeida, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, António Mendes.

Atualmente, o Bairro conta com trinta e duas casas requalificadas por completo, sendo que dezasseis já se encontram ocupadas pelos seus anteriores residentes. Além disso, 10 estão em fase de conclusão e estarão terminadas durante as próximas semanas.

Nesta intervenção, que se prevê que esteja concluída no final de 2023, são 78 as habitações que estão a ser remodeladas, respeitando a traça arquitetónica do Bairro. 40 no âmbito do “1° Direito/PRR” para os atuais moradores e 38 que estão destinadas a acolher, em breve, famílias jovens de médios/baixos rendimentos, financiadas através do “Arrendamento Acessível/PRR”.

Recorde-se que o projeto visa a requalificação integral das habitações do Bairro, segundo a traça original, para além da renovação e modernização de várias infraestruturas. Qualificar e garantir mais e melhores condições de habitabilidade aos seus moradores, mas também valorizar e salvaguardar o património material e imaterial único são objetivos fundamentais da obra.

Ao mesmo tempo que a requalificação de todo o espaço público também continua, cofinanciada pelo Programa Operacional CENTRO 2020, a 2ª fase de reabilitação das restantes casas já arrancou, neste que é um Bairro que integra a Área de Reabilitação Urbana de Viseu desde 2014 e está classificado como “Monumento de Interesse Público”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.