Vouzela: Município com projeto inovador para estudar a formação da paisagem da Serra do Caramulo

25.02.2022 |

MONS Vouzela é o nome do projeto que pretende estudar a formação da paisagem da Serra do Caramulo, desde que a montanha começou a ser modificada pelas atividades do Homem, há cerca de 6 mil anos, até aos dias de hoje.

Centrando-se nas freguesias de montanha de Cambra, Carvalhal de Vermilhas, Fornelo do Monte e Ventosa, o projeto MONS Vouzela é dirigido pela Prof. Doutora Catarina Tente, da Universidade Nova de Lisboa, e conta com a colaboração de diversos investigadores de outras instituições universitárias e com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela e da Vouzelar – Associação de Promoção de Vouzela.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia de Vouzela, a equipa de investigadores vai estudar “a forma como os povoados se distribuíram no espaço e se relacionaram uns com os outros ao longo dos tempos, os caminhos e os trajetos antigos que ligavam as povoações entre si e com os terrenos dedicados à agricultura e pastoreio, a origem dos baldios e dos  costumes e práticas tradicionais de pastoreio e as marcas e construções deixadas pelo Homem na paisagem da montanha”.

O estudo destes temas vai ser feito através da  análise dos documentos históricos escritos; de inquéritos e entrevistas gravadas a membros das comunidades locais que mantenham práticas tradicionais e/ou memórias dos costumes antigos; da elaboração de mapas que permitam perceber os modos de uso da terra ao longo dos tempos e de  trabalhos arqueológicos de prospeção e escavação em alguns sítios escolhidos.

Trata-se de um estudo inovador em Portugal, na medida em que será o primeiro a combinar os métodos da etnografia (o estudo da cultura e tradições das comunidades) com a arqueologia (o estudo do passado dessas comunidades através dos seus restos materiais).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.